Capacitações

- Discipulado & Mentoria

- Liberdade em Cristo

-Mentoria Avançada

Redes Sociais

Acompanhe Homens Mentores pelas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Homens Mentores

  • Admin

A importância do mentor e os benefícios da mentoria

Entenda as razões que fazem do acompanhamento intencional e responsável o diferencial para uma caminhada de crescimento, superação e propósito.



Por Daniel Vargas e Ilaene Schüler


Todos somos influenciados pelas pessoas que nos cercam. Diante dessa realidade, precisamos estar atentos para perceber quais comportamentos e valores assimilamos no convívio diário. Ter conexão com alguém que nos ajude a desenvolver nosso potencial é fundamental para que experimentemos crescimento contínuo. Ganhamos muito quando avançamos pela vida unidos com gente comprometida em nos fazer alcançar novos patamares de excelência. O mentor é justamente esse alguém que, de maneira intencional e responsável, nos auxilia na descoberta de possíveis caminhos para uma vida de qualidade em todos os sentidos.


Em nossa vida — seja no âmbito pessoal, espiritual, profissional ou ministerial —, precisamos de pessoas com permissão para nos fazer perguntas difíceis e nos confrontar em amor quando nos acomodamos a padrões que não nos trazem crescimento. O mentor é a figura que cumpre esse papel. O propósito dele, porém, não é limitar, mas oferecer uma melhor oportunidade para termos sucesso no que queremos ser ou realizar. Boas intenções não são o bastante. Temos de ser desafiados e sair da zona de conforto quando o que está em questão é a superação de tudo aquilo que prejudica nossa caminhada.


A assistência de um mentor também pode ser crucial em um momento de decisão. Por vezes, fazer escolhas é algo simples e claro; outras, ficamos confusos diante de várias possibilidades. As decisões mais complicadas geralmente são aquelas que nos levam a eleger entre o bom e o melhor. Nessas circunstâncias, um mentor nos ajuda a discernir as opções e a entender a nossa motivação com mais rigor.


Mentoria e espiritualidade


No que se refere à vivência da espiritualidade, a mentoria traz um enorme diferencial, já que o crescimento nessa área raramente resulta da assimilação de informações teológicas de forma meramente teórica. Na maioria das vezes, não precisamos de mais conhecimento ou regras, mas sim de alguém que acredite em nós, que nos dê apoio, que compartilhe sabedoria e ofereça exemplo inspirador, para que ajustemos nossa vida conforme o que acreditamos e o que vemos refletido no próprio testemunho pessoal do mentor.


Nesse contexto, conforme afirma David Kornfield em seu livro Líder que brilha (Editora Vida), o mentor é “alguém que acredita em outra pessoa, enxerga possibilidade além do que ela percebe, apoia, nutre, desafia e levanta-a para seu pleno potencial dentro dos propósitos de Deus”. Sendo assim, a mentoria é indicada a qualquer pessoa que deseja ser melhor do que é, indo além dos obstáculos em diferentes aspectos de sua jornada, inclusive no que se refere à vida espiritual.


Características de um bom mentor cristão


Quem tem alguma experiência de vida tem muito a oferecer ao próximo. Todo o processo de mentoria, porém, deve ser realizado com prudência, compreendendo que mentorear é caminhar junto, sendo parceiro de Deus no crescimento de quem é assessorado.

Um bom mentor deve ter a habilidade de formular perguntas profundas e necessárias, ajudando o mentoreado a articular suas necessidades, a chegar às suas próprias conclusões. O mentor não é quem dá as respostas, mas é quem ajuda o interlocutor a fazer descobertas pessoais, a encontrar a direção que lhe falta. Nessa relação, o mentor deixa o outro ser ele mesmo, promovendo um ambiente de graça e aceitação. Por isso, precisa ser alguém de confiança.


Ser um bom ouvinte é outra característica primordial. Durante as conversas, deve estimular a expressão de pensamentos e sentimentos. Esse é um dos maiores desafios de seu trabalho. Erra o mentor que demonstra impaciência e já tem uma solução para oferecer antes de ouvir o outro. Nessa questão, é interessante relembrar as palavras de Tiago que nos adverte a sermos prontos para ouvir e tardios para falar (Tg 1.19). O mentor deve ser atento e empático para ouvir não apenas as palavras, mas tudo o que está implícito nas nuances de cada gesto.


Benefícios


A mentoria pode trazer excelentes benefícios na prevenção de situações adversas, ajudando-nos a buscar e a manter a saúde emocional, espiritual, relacional e intelectual. Além disso, proporciona encorajamento para quem deseja superar tentações e comportamentos negativos e limitantes. Ela também é eficaz no combate ao orgulho, à independência e à autossuficiência, já que submeter a vida a alguém ou procurar conselho colabora para a construção de um espírito de humildade.


Outro grande benefício é o favorecimento da interdependência. Ter alguém com quem andar em meio aos desafios de nossa existência faz bem! Viver de maneira solitária é uma experiência triste e altamente prejudicial (Ec 4.7-8). Contar com a companhia de um mentor cristão pode ser o diferencial de uma jornada mais leve, repleta de propósito e esperança, com os olhos em Deus.


Queremos ajudá-lo a ir mais longe!


Os ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras existem com o objetivo de ajudar pastores e líderes de todo o Brasil a experimentar crescimento pessoal e ministerial por meio de estratégias e ferramentas de cuidado qualificado e intencional. Queremos estender-lhe a mão para que você encontre alegria, sentido e significado ao conduzir a sua comunidade nos propósitos de Deus. Se você precisa de um mentor ou mentora, entre em contato com a gente. Estamos prontos para atendê-lo!


Para obter mais informações sobre o trabalho de Homens Mentores ou Mulheres Mentoras, acesse os sites: homensmentores.com.br e mulheresmentoras.com.br ou acompanhe nossas ações pelas redes sociais: @homensmentores e @mulheresmentoras.


Sobre Daniel Vargas

Daniel Vargas, graduado em Administração de Empresas e Teologia, especialista em projetos PMD e em Análise Transacional, mestrando em Química. É pesquisador do Departamento de Pesquisas da Sepal e lidera o ministério Homens Mentores mobilizando homens em liderança para vivência de cuidado.


Sobre Ilaene Schüler

Missionária Sepal, graduada em Teologia e especialista em Missão Urbana e Análise Transacional. Lidera o ministério Mulheres Mentoras mobilizando mulheres em liderança para vivência de cuidado.


Leia também:

Estabelecer prioridades na vida e no ministério: uma tarefa necessária

O pastor e a família

4 visualizações