• Admin

Bíblia e cura interior: Como as Escrituras podem ajudá-lo a experimentar restauração emocional

Atualizado: Abr 21

Em entrevista a Homens Mentores e Mulheres Mentoras, Marcelo Aguiar, pastor, psicólogo e autor do livro “Cura pela Palavra”, fala sobre o potencial terapêutico da Bíblia



Por Cleiton Oliveira


De que forma a Bíblia pode ajudar as pessoas que enfrentam problemas de cunho emocional? Como se apropriar de uma promessa da Palavra de Deus sem resvalar em uma postura errônea e biblicamente descontextualizada? A fé exclui a busca pela ajuda de profissionais, como psiquiatras e psicólogos, quando o assunto é cura interior? Para falar sobre esses assuntos, conversamos com Marcelo Aguiar, pastor, professor e psicólogo.


Marcelo também é autor de diversos livros, entre eles Cura pela Palavra, no qual oferece conforto e orientação espiritual a todos que desejam superar diferentes males que afligem a mente e o coração. Na obra, Marcelo convida o leitor a descobrir o poder terapêutico da Bíblia, apresentando princípios nela contidos que abençoam, curam e transformam.


Para ler um trecho de Cura pela Palavra, clique aqui.


Confira nosso bate-papo com Marcelo e veja, ao final da entrevista, como participar do sorteio de exemplares do livro, uma ação promovida pela parceria entre a Editora Betânia e os ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras.


HM-MM: Bíblia e cura interior. De que forma aqueles que desejam superar situações como ansiedade, traumas, culpa, desânimo, rejeição, medo e insegurança podem encontrar alento e esperança na Palavra de Deus?


Todas as áreas de nossa vida interessam a Deus, porque ele nos ama. Deus tem grande interesse na cura das nossas emoções, na correção dos nossos pensamentos e na melhora dos nossos relacionamentos. Em muitas ocasiões, enfrentamos circunstâncias que podem gerar ansiedade, traumas, tristezas, culpas e temores. Como a Bíblia é a Palavra de Deus, e ele nos ama, nela encontramos orientações para nos ajudar a superar essas dificuldades. E o grande diferencial é que os pronunciamentos bíblicos são verdadeiros e poderosos. Eles fazem algo que nenhuma outra força é capaz de realizar.


De que maneira uma pessoa pode se apropriar de uma promessa ou princípio da Bíblia sem tender a aplicações triunfalistas ou até mesmo irresponsáveis?


Quando alguém lê a Bíblia, deve fazê-lo com sabedoria, pedindo a direção do Espírito Santo. Não podemos ir à Escritura apenas em busca de algo que confirme aquilo que desejamos. Há muita gente que fala o que as pessoas querem ouvir, mas Deus não é assim. A sua Palavra é, muitas vezes, de correção e direcionamento. Ela nos desafia a realizar mudanças que, às vezes, não estamos dispostos a fazer. Entretanto, ela sempre é uma Palavra fiel e verdadeira. Não tire as promessas do seu contexto. Não se apegue apenas aos versículos que lhe agradam. Aceite todo o conselho de Deus.


Em seu livro Cura pela Palavra, o senhor elucida o poder terapêutico da Bíblia. Como ele se dá? Como utilizá-la com essa finalidade?


No Salmo 107.20 está escrito: "O Senhor enviou a sua Palavra e os sarou; livrou-os do que lhes era mortal". Portanto, o que vemos é que, quando o Senhor deseja nos curar, ele envia-nos a sua Palavra. Jesus é o Médico dos médicos, e a Bíblia é a sua farmácia. Cada livro é uma prateleira; cada capítulo é um frasco; cada verso é um comprimido. Podemos ser grandemente abençoados pela fala de um amigo ou de um terapeuta. Mas quando essa fala é do próprio Deus, ela se reveste de um poder especial. Por isso é tão importante conhecermos e seguirmos as Escrituras.


A vivência da fé bíblica exclui a ajuda de profissionais, como psicólogos ou psiquiatras? Diante de um problema de cunho emocional, quando se faz necessário buscar o apoio de um especialista? Isso fere de alguma maneira o testemunho pessoal?


Deus concedeu sabedoria aos homens exatamente por nos amar. Ele deu aos seres humanos a capacidade de descobrir remédios e desenvolver tratamentos que prolongam e melhoram a vida. Não existe nenhuma contradição entre crer em Deus e usar os recursos que ele deixou sobre a terra. Muitos se equivocam a esse respeito, e se deixam levar pela ignorância ou preconceito. Psiquiatras e psicólogos são instrumentos que o Senhor usa. Grupos de apoio, ministérios de aconselhamento e encontros de mentoreamento também. Seremos sábios se lançarmos mão desses recursos.


Cura pela Palavra. A quem o livro é indicado e o que o leitor pode esperar da obra?


Cura pela Palavra é um livro que traz princípios de cura interior extraídos da Palavra de Deus. Nessa obra, o leitor irá encontrar muitos "estudos de casos". Irá aprender sobre depressão com Elias; sobre solidão, com Ana; sobre traumas emocionais, com José; sobre insatisfação, com o irmão do filho pródigo. E assim por diante. São vinte temas escolhidos dentre as dificuldades com as quais nos defrontamos em nossos dias, como complexo de inferioridade, medo e rejeição. Como diz a própria Bíblia, "tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que pela paciência e pela consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rm 15.4).


Uma mensagem aos nossos leitores, especialmente àqueles que se sentem afligidos na mente e no coração.


Uma mensagem que gostaria de deixar para todos é: Há solução! Há esperança! Quem diz isso não sou eu; é o próprio Deus em sua Palavra! Por isso, sabemos que é verdade! As experiências podem nos ferir e deixar marcas, mas o Senhor está ativamente envolvido em nossa recuperação e restauração. Ele enviou seu Filho a fim de que tivéssemos vida, e vida em abundância. Ele ajudou Jefté, Gideão, Noemi, Pedro e Madalena. Ele também nos ajudará. Confiemos no seu poder, e busquemos a sua vontade. Na nossa mão, dor é apenas dor. Nas mãos de Deus, é a matéria-prima com a qual ele constrói a nossa felicidade!•


Na nossa mão, dor é apenas dor. Nas mãos de Deus, é a matéria-prima com a qual ele constrói a nossa felicidade!” Marcelo Aguiar

Publicado originalmente em Mulheres Mentoras


Fique por dentro!

Sorteio de exemplares do livro Cura pela Palavra!


Os Ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras e a Editora Betânia se uniram para uma ação especial. No dia 12/11, serão sorteados exemplares do livro Cura pela Palavra, escrito por Marcelo Aguiar.

Para participar é fácil:

1 - Siga @mulheresmentoras @homensmentores @editorabetania

2 – Marque três amigos no post relacionado ao sorteio

3 – Aguarde o resultado do sorteio no dia 12/11.


Leia também:

O pastor e a família

A importância do mentor e os benefícios da mentoria

Para quem está pensando em jogar a toalha

0 visualização

Capacitações

- Discipulado & Mentoria

- Liberdade em Cristo

-Mentoria Avançada

Redes Sociais

Acompanhe Homens Mentores pelas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Homens Mentores