• Admin

Como preparar-se para um tempo de recessão econômica?

Confira nossa live com Ailton Bastos, pastor batista com expertise em finanças, convidado especial para a primeira edição de “Tempo de Mentoria”

Por Fabrícia Oliveira


No dia 1º de abril, Daniel Vargas e Ilaene Schüler, líderes dos Ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras, apresentaram a primeira edição da série “Tempo de Mentoria”. As lives, transmitidas via redes sociais, têm como objetivo proporcionar ao público conteúdo instrutivo e encorajador durante o período de quarentena.


A estreia contou com a presença de Ailton Bastos, pastor batista, quem trouxe insights sobre finanças pessoais em tempos de crise. Ailton também é tenente coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros, licenciado em Educação Física pela ESEFEX, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).


Longe de fazer diagnósticos negativos ou catastróficos, Ailton, Daniel e Ilaene compartilharam princípios para a boa administração dos recursos em meio a uma possível recessão econômica, permeando o debate com princípios fundamentados na Palavra de Deus.


Confira alguns assuntos tratados no vídeo:

Tensão impressa pelo COVID-19


Estamos num momento de crise. Quem já tinha reservas e se preparou para tempos difíceis poderá ter mais liberdade para fazer escolhas. No entanto, o tempo é delicado tanto para quem tem sobras quanto para quem está financeiramente apertado. É hora de otimizar os gastos, olhar para os recursos e ser prudentes.


Planejamento financeiro anual, preferência por gastos menos expressivos e conversas entre família podem viabilizar a melhor tomada de decisão quanto aos investimentos a serem feitos num contexto de contingência.


A questão das emoções


Infelizmente, muitas empresas terão que encerrar suas atividades. Por isso, é grande o número de pessoas receosas de perder o emprego. Diante disso, é preciso ter calma.


Um ponto importante a considerar é a distinção entre trabalho e emprego formal. Em um determinado momento da vida, caso não haja emprego com carteira assinada, muitos profissionais terão a possibilidade de geração de renda através de algum empreendimento próprio, desenvolvendo habilidades de forma criativa.


É fundamental ter em mente que a economia provavelmente se estabilizará com certa rapidez quando o cotidiano e a cadeia produtiva voltarem ao normal.


Vida simples


A simplicidade pode suavizar o momento de crise. Ao invés de extravagâncias, podemos optar por escolhas mais modestas. Antes de pensar em status social, devemos priorizar a saúde de nossas finanças e suas consequências na vida como um todo.


É preciso sonhar


Não fique paralisado por causa da crise. Continue planejando. Sonhe com o futuro! Aproveite a quarentena e capriche para pensar em cada detalhe de seu projeto.

Exemplos bíblicos

José do Egito, que fez reservas para um tempo difícil, e a viúva de Sarepta, que utilizou o que tinha em mãos, são exemplos de pessoas que passaram por momentos de crise. Ambos utilizaram os recursos com sabedoria, entendendo que Deus é a fonte do todo milagre.

Palavras de encorajamento


Responsabilize-se pela forma como lida com o dinheiro, pois o esforço viabilizará o progresso. Desenvolva a arte da educação financeira, busque tutoriais e materiais que possam lhe dar suporte. Permaneça confiante e saiba que Deus não o abandona na jornada. •

Gostou? Assista ao vídeo agora mesmo!


Texto publicado originalmente no site Mulheres Mentoras

Queremos que você conte com a gente!

“Tempo de Mentoria” foi criado para ajudar, animar, fortalecer e orientar. Se você conhece alguém que precisa ouvir esses conselhos, compartilhe o link da entrevista.

Acesse nossos blogues e acompanhe as redes sociais de @homensmentores e @mulheresmentoras. Nossa equipe está engajada a trazer para você o que há de melhor em conteúdo para a sua edificação.

Leia também:

Como o desequilíbrio financeiro afeta sua vida e ministério

Nossa casa, lugar de promessa e espera

O que fazer quando o pastor, a pastora e os líderes precisam de ajuda?

0 visualização

Capacitações

- Discipulado & Mentoria

- Liberdade em Cristo

-Mentoria Avançada

Redes Sociais

Acompanhe Homens Mentores pelas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Homens Mentores