• Admin

Homens Mentores em entrevista com Fabrini Viguier, autor do livro “Ser homem”

Atualizado: Abr 21

Confira a primeira parte de nosso bate-papo com o autor!



Por Cleiton Oliveira



“Como seria bom se todos os pais e maridos pudessem ler este livro e levar a sério seus conselhos”. Com essas palavras, o saudoso Russell Shedd, teólogo, pastor e escritor, endossou a obra Ser homem: um guia prático para a masculinidade cristã, escrito por Fabrini Viguier, pastor da Igreja Plena de Icaraí (RJ), diretor do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas, escritor e palestrante. Na obra, lançada pela editora Thomas Nelson Brasil, Fabrini apresenta princípios bíblicos para a vivência da masculinidade de forma saudável, sábia e frutífera, longe de estereótipos que confundem e distorcem a compreensão das pessoas.


Para trazer insights enriquecedores para os nossos leitores, o Ministério Homens Mentores conversou com Fabrini Viguier. Na entrevista especial, dividida em duas partes, o autor oferece dicas práticas relacionadas à vida espiritual, pessoal, emocional e profissional e traz à tona questões importantes para o dia a dia do homem cristão, seja ele casado ou solteiro. Confira já nosso bate-papo e compartilhe-o com seus amigos!


Homens Mentores:Ser homem: Um guia prático para a masculinidade cristã”. O que o levou a escrever um livro sobre esse tema? A quem ele é dedicado?


Fabrini Viguier: O livro Ser homem é fruto de uma série de sermões que eu preguei na minha igreja, a Igreja Plena de Icaraí (RJ). Um grande amigo, o Dr. William Douglas, me incentivou a transformar essas pregações em livro, e assim foi feito. A obra é dedicada à minha família, à minha esposa e nossos dois filhos, que me ajudam a ser um homem melhor e completo.


Hoje, existe muita polêmica em torno de questões como machismo e masculinidade tóxica. Muitas vezes, dá-se a impressão de que falar sobre masculinidade é algo fora de moda. O assunto tende à criação de estereótipos e caricaturas. Nesse contexto muitas vezes confuso, como podemos discernir a masculinidade genuína, a que de nenhuma forma é prejudicial, mas sim natural e saudável?


Você tem razão, o contexto hoje é muito confuso. É por isso que nós precisamos MUITO da direção bíblica para nos ensinar o que é ser homem segundo o propósito da criação divina. Porque, no que se refere à natureza humana corrompida pelo pecado, a nossa masculinidade não é saudável, o pecado afetou inclusive o que somos como homens.


Durante muitos anos fomos ensinados da maneira mais errada possível. Eu diria que um bom aprendizado na construção de uma masculinidade saudável deve se basear nos ensinamentos do Salmo 1: ler, conhecer a Bíblia, meditar em seus princípios e cercar-se de amigos que têm o mesmo objetivo, que podem dar bons conselhos.


O título do livro, aliás, é bastante sugestivo: o que, de fato, significa “ser homem”, de acordo com as Escrituras?


Quando criou o homem, Deus desejava que ele cuidasse da criação e refletisse a trindade em sua vida. Ser homem, segundo a Bíblia, é se esmerar em espelhar o autor da criação em todas as suas atitudes e expressões, interagindo, respeitando, admirando e honrando seus semelhantes e zelando pela criação.


No livro, você fala sobre a importância do hobby. Por que as atividades recreativas devem estar na lista de prioridades do homem? Como adicioná-las ao dia a dia sem perder o equilíbrio?


O hobby é uma atividade exercida exclusivamente como forma de recreação. E recreação vem do latim recreare, que quer dizer “criar de novo”. Nós precisamos desse momento de “recreio”, de renovação, para voltar a criar, a produzir de novo. Nesse contexto, porém, precisamos de equilíbrio. Ninguém pode viver só de recreio, da mesma forma que é impossível viver só de trabalho. O segredo do equilíbrio é seguir o conselho do apóstolo Paulo: “é lícito, mas não me dominará”. Aquilo que domina, segundo o apóstolo, deixa de ser uma recreação para se tornar um vício. Enquanto o hobby liberta, o vício aprisiona.


“Os homens precisam de seus amigos”. Quais realidades elucidam essa declaração? De que forma estabelecer amizades e buscar mentoria podem ser atitudes eficazes para o fortalecimento, suporte e encorajamento dos homens em meio às lutas e demandas do dia a dia?


A realidade é gritante: os homens estão desorientados, deprimidos, confusos, violentos. Os números de suicídio, depressão e feminicídio só crescem. Homens precisam do apoio e da ajuda de outros homens que possuem os mesmos objetivos pautados por uma masculinidade sadia. Assim, podem dividir a “carga”, a responsabilidade de agir segundo o projeto divino numa sociedade caída.


De que forma o trabalho pode ser uma fonte de vitalidade para o homem?


O trabalho nos foi dado por Deus quando Ele estava em seu pleno período criativo. Tudo o que Deus criou era bom! O trabalho, no entanto, assim como toda a criação, foi afetado pelo pecado. Para que o trabalho volte a ser benção e uma fonte de vitalidade para nossa vida, devemos voltar à ênfase dos reformadores do século 16. Eles que diziam que todos deveriam buscar uma ocupação, não por causa do dinheiro, mas porque por meio do trabalho diligente podemos exercer nossa vocação.


Ainda falando sobre trabalho, o que diria ao homem que está desempregado ou em um subemprego e, de alguma forma, depende financeiramente da esposa ou da ajuda de parentes e sente que sua “virilidade” está sendo posta à prova ou diminuída?


Diria que o trabalho não define quem uma pessoa é. É uma parte da sua expressão como servo de Deus, uma forma de multiplicar seus talentos, mas não é a única. O valor do seu salário não corresponde ao seu valor. O mais importante é se colocar diante de Deus em qualquer situação, para entender o que Ele deseja que enfrentemos e aprendamos, ficando mais próximos dele e mais parecidos com o Pai. •


Fique de olho!

Na segunda parte da entrevista, Fabrini Viguier comenta sobre o relacionamento do homem e seu pai, a questão dos sentimentos, casamento, vida espiritual e muito mais. Não perca!


Leia também:

Seja mentor da próxima geração

A importância do mentor e os benefícios da mentoria

Bíblia e cura interior: entrevista com Marcelo Aguiar


Cleiton Oliveira é jornalista, tradutor e ghostwriter de autores brasileiros. Estrategista em comunicação institucional e assessoria de imprensa, é colaborador de conteúdo para os Ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras. Criador do blog "Por toda a Terra - Mensagens de vida para as nações" (portodaaterra.com), escreve artigos que falam de esperança, transformação e fé.

0 visualização

Capacitações

- Discipulado & Mentoria

- Liberdade em Cristo

-Mentoria Avançada

Redes Sociais

Acompanhe Homens Mentores pelas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Homens Mentores