• Admin

Resiliência: você pode desenvolvê-la!

Atualizado: Abr 21

Inspire-se com um trecho do livro “Sucessos da Bíblia para o sucesso no trabalho” e saiba mais sobre essa habilidade imprescindível para a liderança.


Trecho do livro “Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho”, de Rodney Leandro Betetto, Editora Mundo Cristão


Termo proveniente da física, resiliência é a propriedade de alguns corpos de recuperar a forma original após sofrer uma deformação. Pensemos, por exemplo, em uma bola de futebol ou em um amortecedor que, tendo sofrido impactos, voltam, intactos, ao estado inicial. A psicologia apropriou-se dessa expressão para medir a capacidade das pessoas de suportar pressões sem sofrer danos emocionais permanentes.


No ambiente do trabalho, a resiliência tem sido dos atributos mais valorizados. Pressões por conta de produtividade, cumprimento de prazos e ameaças da concorrência podem causar danos enormes ao trabalhador. O profissional resiliente sofre com adversidades, mas não tarda a superá-las por completo. Não se trata, no entanto, de alguém insensível, comportamento indesejado em termos de relações interpessoais, mas dotado de rara capacidade de superação.


Paulo Yazigi Sabbag, professor da escola de Administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e autor do livro Resiliência: Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional, idealizou uma escala que enumera nove fatores para avaliar o nível de resiliência de profissionais adultos. São eles: autoeficácia (a capacidade de organizar e executar ações em busca de resultados); solução de problemas; temperança (a capacidade de regular as próprias emoções); empatia; proatividade; competência social; tenacidade; otimismo e flexibilidade mental.


De acordo com o especialista, cada um desses fatores habilita o profissional a enfrentar

os problemas e não se deixar abater por eles.


Resiliência talvez seja uma das melhores palavras para sintetizar a trajetória do líder sul-africano Nelson Mandela (1918–2013). Ativista no combate à segregação racial, praticada como política de Estado em seu país durante décadas, Mandela foi um perseguido político e acabou condenado injustamente à prisão perpétua. No entanto, a

despeito da pressão que sofria, manteve-se firme em seus ideais. Mesmo na cadeia, Mandela inspirou muitos, transformando-se em uma das mais importantes personalidades da história contemporânea. Sua perseverança comoveu o mundo e culminou com sua liberdade, em 1990, após 27 anos de cárcere. Pouco tempo depois, Mandela foi eleito presidente da República e foi decisivo na instalação de uma democracia multirracial na África do Sul.


Mas é na Bíblia que encontramos o maior exemplo de resiliência: Jesus. Afinal, nem a morte conseguiu vencê-lo. Ele deu inúmeras provas desse comportamento. Lembremos os 40 dias de jejum no deserto, quando foi tentado diversas vezes, mas, a despeito do esgotamento físico, jamais sucumbiu às investidas do maligno (Lc 4.1-13). Cristo ensinou que, quando demandados a fazer alguma coisa, deveríamos suportar a prova e ainda ir além, “andando a segunda milha”. Não à toa, a resiliência tornou-se uma das principais características do cristianismo. Os primeiros cristãos enfrentaram pressões tremendas e, ainda assim, mantiveram-se determinados em seus princípios, a ponto de ser martirizados e, mesmo no momento da morte, apresentavam serenidade e confiança em Deus.

“Não à toa, a resiliência tornou-se uma das principais características do cristianismo.”

A boa notícia é que a resiliência pode ser adquirida. Para tanto, ampare-se no que satisfaz você. Em meio às adversidades, repisar experiências negativas só vai piorar tudo e deixá-lo abatido. Pense em comportamentos e ideias que lhe agradam e busque apoio de amigos, parentes e profissionais que inspirem força e coragem. Assim, você terá mais vigor para não esmorecer e seguir adiante. É como diz a célebre canção de Paulo Vanzolini: “Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.


Fique por dentro!


O artigo que você acaba de ler foi extraído do livro Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho: Como os ensinamentos bíblicos podem ajudar você a vencer todos os desafios profissionais (Editora Mundo Cristão), escrito por Rodney Leandro Betetto. Altamente edificante para toda pessoa que exerce liderança, a obra abrange 52 temas importantes para o êxito no ambiente profissional.


Betetto, Rodney Leandro. Lições da Bíblia para o sucesso no trabalho. 1ª Edição. São Paulo – SP: Editora Mundo Cristão, 2018. Pgs. 71-73. Conteúdo publicado com autorização.


Leia também:

O pastor e a família

A importância do mentor e os benefícios da mentoria

0 visualização

Capacitações

- Discipulado & Mentoria

- Liberdade em Cristo

-Mentoria Avançada

Redes Sociais

Acompanhe Homens Mentores pelas redes sociais:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Contato

Rua Moisés Salomão, 76
Apartamento 103

Catalão-GO

CEP 75703-030

Tel: (61) 99939-4185

© 2019 - Homens Mentores